
Todos nós sabemos que o Brasil é deficitário em infraestrutura !
O Brasil paga muito caro pelas deficiências da infraestrutura de transportes. A mais recente pesquisa da Fundação Dom Cabral sobre o tema mostra que se o sistema brasileiro de transportes e logística tivesse a eficiência do sistema dos Estados Unidos - país tomado como comparação por causa de suas dimensões, comparáveis às do Brasil -, as empresas economizariam R$ 83,2 bilhões por ano. O valor corresponde, por exemplo, ao orçamento anual do Ministério da Saúde.

50%
Fonte: Fundação Dom Cabral

As empresas brasileiras perdem competitividade no cenário internacional.
Enquanto no Brasil gastos com logística representam 13,0% das receitas das suas empresas, nos Estados Unidos esse item de gasto representa apenas 7,5%, quase a metade.
É impossível competir no mercado internacional quando já de largada saimos perdendo 5,5%.
Alguns setores fundamentais da economia são profundamente prejudicados pela logística.
A logistica na mineração brasileira, setor fundamental para o comércio internacional, gasta com logística, acima da média brasileira, 14,6% das suas receitas.
Construção, onde infraestrutura está inserida, gasta 20,9% das suas receitas, quase três vezes a média americana.
Bens de Capital, consegue gastar o absurdo de 22,7% das suas receitas com logística.


Considerando o déficit de Infraestrutura, o Brasil terá que investir até 2030, segundo estudo apresentado pela FIESP, 5,5% do PIB.
O Investimento histórico é de 2,0% do PIB, isto quer dizer que teremos que aumentar em 175% os investimentos em infraestrutura proporcionalmente ao PIB.
Para sair do histórico de 2,0% de investimento em infraestrutura em relação ao PIB, para alcançar o patamar de 5,5% nos próximos anos, teremos Desafio Brutal e teremos que utilizar ferramentas adequadas e eficientes.